terça-feira, 30 de dezembro de 2008

AVANÇA PIAUÍ

AVALIAÇÃO: Estado do Piauí avança no combate à pobreza rural no ano de

 2008

O Piauí realizou trabalhos importantes no combate à pobreza rural em 2008. A avaliação é do coordenador estadual de Combate à Pobreza Rural, Fernando Danda. A criação da coordenadoria em substituição à diretoria e o Fundo de Combate à Pobreza do Piauí (Fecopi) trouxe mudanças positivas para o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR). A mais significativa é a possibilidade de trabalhar com recursos de emendas parlamentares e do Governo do Estado.

Antes, o PCPR tinha exclusivamente o Banco Mundial como fonte de recursos. Reati-vado no mês de novembro, após renovação de todos os conselhos municipais, o PCPR já aprovou 220 projetos, no valor aproximado de R$ 15,5 milhões, a serem aplicados em infra-estrutura, arranjos produtivos e obras sociais. "Parte dos projetos já teve os convênios assinados, outros estão em fase de vistoria, entretanto, todos estão com os recursos assegurados", ressalta Fernando Danda.

O diretor-executivo do PCPR afirma que, além da renovação de todos os conselhos municipais, foram realizados encontros de capacitação envolvendo os municípios das regiões de Picos, Piripiri, Floriano, São Raimundo Nonato e Bom Jesus.

Para 2009, segundo o diretor, a expectativa é que até o mês de maio sejam executados mais de 700 projetos, creden-ciando o Estado a pleitear junto ao Banco Mundial um novo contrato de empréstimo, já que o atual já está na segunda fase, atingindo todas as metas determinadas no acordo. "Com o equilíbrio fiscal e financeiro do Estado temos grandes possibilidades de no ano de 2010 concluirmos as negociações para o PCPR III", adianta.

Entre as ações do PCPR, cujo impacto superou todas as expectativas, Danda destaca o setor da apicultura na região de Simplício Mendes, onde a parceria com a Associação dos Apicultores permitiu o investimento de cerca de R$ 440 mil, beneficiando diretamente 200 apicultores, criando a possibilidade de aumentar a produção de mel em 20%, atingindo 200 toneladas por ano.

"A apicultura da região de Simplício Mendes é referência na produção de mel do Piauí e, além de exportar para o mercado norte-americano, já tem contrato com o Grupo Pão de Açúcar e a Conab, provocando um impacto social tão positivo, que a atividade, antes trabalhada como fonte de renda alternativa, hoje passou a ser a principal para centenas de famílias", finaliza.

Diario do Povo
29/12/2008 06:16h
Leia mais sobre:Piauí

Nenhum comentário: