terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Wellington Dias-Governador do Piauí

Wellington Dias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Wellington Dias
Wellington Dias
Governador do Piauí
Mandato: 1 de janeiro de 2003
em exercício
Precedido por: Hugo Napoleão
Sucedido por:
Nascimento: 5 de Março de 1962 (46 anos)
Oeiras, PI
Partido político: PT
[[WP:PPO#{{{projecto}}}|...]]
WP:PPO#{{{projecto}}}

José Wellington Barroso de Araújo Dias (Oeiras, 5 de março de 1962) é um político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores. É o atual governador do Piauí, reeleito em outubro de 2006.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Bancário e radialista, foi gerente de instituições como Banco do Nordeste do Brasil, Banco do Estado do Piauí e Caixa Econômica Federal (da qual é funcionário de carreira), tendo trabalhado ainda na Rádio Difusora de Teresina. Filiado ao PT desde 1985 iniciou suas atividades sindicais como integrante da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e presidente da APCEF (Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal) entre 1986 e 1989 e a seguir foi presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí no período de 1989 a 1992.

[editar] Parlamentar

Estreou na vida pública em 1992 quando foi eleito vereador de Teresina e em 1994 elegeu-se deputado estadual chegando à presidência do diretório regional do PT, onde ficou de 1995 a 1997. Em 1996 foi candidato a vice-prefeito de Teresina na chapa de Nazareno Fonteles mas não avançou para o segundo turno. Em 1998 foi o primeiro deputado federal eleito pelo PT no Piauí e no ano 2000 foi candidato a prefeito de Teresina tendo Francisca Trindade como companheira de chapa numa eleição definida em primeiro turno com a vitória do tucano Firmino da Silveira Soares Filho.

[editar] Governador

As ações de Wellington Dias na Câmara dos Deputados repercutiram quando do combate ao chamado crime organizado a partir de 1999, o que o levou a disputar a prefeitura de Teresina. Às vésperas das eleições de 2002 foi anunciado pelo PT como candidato ao Senado, mas uma articulação comandada pelo diretório nacional do partido o fez candidato ao Governo do Estado. Iniciou a campanha com baixos índices nas pesquisas de intenção de voto, porém com o decorrer da mesma sua performance melhorava à medida que seu nome firmava-se como alternativa à sucessão estadual, principalmente graças ao apoio de lideranças do PMDB. Eleito em primeiro turno com 50% para o cargo de governador do Piauí pela coligação A Vitória que o Povo Quer derrotando o governador Hugo Napoleão que disputava a reeleição. Renunciou ao mandato de deputado federal em 29 de novembro de 2002 efetivando-se assim seu primeiro suplente Roberto John (PT). Em seu interregno à frente do Executivo piauiense mantém-se em sintonia política com os ditames do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

[editar] Substitutos

Em seu primeiro mandato teve como vice-governador Osmar Ribeiro de Almeida Júnior e foi reeleito tendo Wilson Nunes Martins como seu companheiro de chapa.

Nenhum comentário: