quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PICOS HOJE 13/01/10

Médicos decidem grevar a partir de segunda
Publicado em 14.01.2010 - 02:49:47

Em assembleia na noite desta quarta-feira, categoria recusou propostas do Governo do Estado

Imagem: Evandro Alberto
Hospital Regional Justino Luz em Picos

da Redação
redacao@riachaonet.com.br

Em assembleia na noite desta quarta-feira (13) no auditório do Sindicato dos Médicos do Piauí - Simepi -, representantes da categoria decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, dia 18, nas redes municipal e estadual de saúde. Somente 30% dos profissionais vão trabalhar nos hospitais, SAMU, ambulatórios, e até mesmo no Programa Saúde da Família.

O Simepi já havia adiado o início da greve na semana passada após receber propostas do poder público. A categoria elaborou uma contraproposta e reduziu o percentual de 30% de reajuste escalonado até 2012, e voltou para as negociações nesta semana.

A Prefeitura manteve a proposta inicial de aumento, e incluiu a produtividade na aposentadoria através do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Teresina - IPMT. Os médicos consideraram o aumento de 10% ínfimo comparado à desafagem salarial. Além disso, eles querem que gratificações e produtividade sejam incorporados aos vencimentos.

Já o Estado teria aceitado apenas implantar a primeira etapa da proposta apresentada pelos médicos.

Em Teresina, são 959 médicos divididos em plantonistas, urgentistas do Samu, ambulatórios, e PSF. Até mesmo o Hospital de Urgência de Teresina deverá ter seu atendimento afetado. No Estado, são cerca de mil profissionais.

Nenhum comentário: