quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Agespisa avisa que vai recorrer para cortar água de inadimplentes

Presidente da empresa diz que consumidores são avisados e inadimplência gera prejuízo.

Imagem: Leilane Nunes/Cidadeverde.com
Merlong Solano: Presidente da Agespisa

da Redação
redacao@riachaonet.com.br

Mesmo com a determinaçãojudicial proibindo os cortes do abastecimento de água para consumidores inadimplentes, a Agespisa afirma que fará tudo para continuar suspendendo o abastecimento. A assessoria jurídica da empresa vai entrar com pedido de liminar no Trinunal de Justiça.

Segundo o presidente da Agespisa, Merlong Solano, a empresa está amparada na Lei 1.445, que regula o interrompimento do fornecimento de serviços básicos em caso de inadimplência. "Há constrangimento de parte a parte e não é nossa política fazer corte generalizado. Mas a inadimplência gera desperdício. A Agespisa presta serviço essencial e só nos casos mais reticentes nós cortamos", explica.

O argumento principal da empresa são os números da inadimplência. Ainda de acordo com Merlong, de 654 mil
clientes em dezembro do ano passado, foram 35 mil cortes. Em 2009, 12% dos clientes estavam inadimplentes, o que representou um montante de R$ 27 milhões deixados de arrecadar.

Ele explica ainda que o procedimento da empresa é avisar que o consumidor está em atraso e só fazer o corte meses depois. No primeiro mês de atraso o cliente recebe o aviso na conta. No mês seguinte, persistindo o débito, é enviada uma carta ou um telefonema com o aviso de corte. No mês seguinte é efetuado o corte.

O argumento do Ministério Público é que a forma como está sendo feito não é legal. Segundo a coordenadora do Procon, Graça Monte, a Agespisa não pode efetuar o corte antes de fazer uma interpelação judicial.

Leilane Nunes
leilanenunes@cidadeverde.com

Um comentário:

Carol Leal disse...

Seu Blog ta muito legal, parabéns! Mas que tal colocar seu blog com dominio proprio, muito mais facil das pessoas aprenderem seu endereço. Além disso podemos acrescentar vários utilitários como Caixa direta pro seu msn, caixa de recados.. e muito mais... Olhe o meu: www.carolleal.com.br