[ Comunicação Social ]
Picos comemora sucesso do Carnaval 2009
Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009 - 16h30
Foram quatro noites de grande público, atrações animadas e bastante movimento na "cidade-modelo", ingredientes que fizeram o Carnaval de Picos um dos mais agitados do interior do Piauí. Mesmo sem contar com a estrutura utilizada em anos anteriores, a prefeitura do município empenhou esforços em não deixar o foliãopicoense, bem como turistas que visitam a cidade nesta época do ano, sem a tradicional folia.
O tempo de crise justificou a ausência de uma programação mais variada, mesmo assim, nem a redução dos recursos destinados à festa foi motivo para cessar a empolgação dos foliões que compareceram a cada um dos quatro dias de folia. Na Praça Justino Luz, palco da folia, foram mantidas as mesmas estrutura de luz e som de anos anteriores, com uma novidade, a ampliação do espaço, já que palcos e barracas de comerciantes foram recuadas a fim de proporcionar mais espaço a área.
Quanto a programação musical a festa não deixou por menos. Mesclando atrações locais com bandas musicais, o Carnaval 2009 recebeu convidados de peso que foram do forró elétrico, ao típico axé dos movimentos carnavalescos: Furacão Elétrico, Papa Anjo, Sabor de Café, Fabricia e Banda, Selva Nua e Zoeira.
A prata da casa também marcou presença no palco da folia como Cristiano Stilo Dance, Banda do Miguel, Bala de Prata e Asas do Pagode. O público estimado na Praça Justino Luz, por noite, foi estimado em 25 mil pessoas, de acordo com a coordenação do evento.
Festa durante o dia e festa durante a noite. A Prainha do Rio Guaribas também recebeu programação carnavalesca para descontrair os foliões, lá quem comandou 3 dias de festa foram as atrações: Rosangela Costa e Paixão Proibida, Cristiano Stilo Dance, além de paredões tocando todos os ritmos para sacudir o público.
O carnaval em Picos não foi marcado apenas pelo grande movimento de pessoas, para dar conta da grandiosidade do evento, a organização da festa dispôs ainda de uma estrutura de seguranças com total suporte da Policia Militar, Policia Civil e Rodoviária Federal, nas BR"s que cortam o município.
E por falar em estruturas de suporte, a saúde não ficou de foram, já que a SMS desenvolveu intensa campanha nos 4 dias de festa, em favor da prática de sexo seguro com distribuição de preservativos além de estrutura de socorristas com a presença de equipes do SAMU.
Consolidado como uma festa de rua animada e bastante visitada o carnaval de Picos cumpriu o objetivo de ser uma festa popular tranqüila e que agradou a todos público. Seja com a programação oficial, realizada pela prefeitura, seja pela participação de blocos que arrastaram uma multidão de gente pelas ruas da cidade, uma soma de esforços que reflete na parceria formada para fazer na cidade, uma das maiores festas do Piauí.
Para o prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano a redução de recursos destinados a festa foi brusca, mesmo assim, a intenção de não deixar o público sem carnaval falou mais alto. De acordo com o gestor, em 2009, a Prefeitura de Picos estima ter gasto pelo menos 50% menos com a festa em relação a anos anteriores. As quedas sucessivas no Funda de Participação dos Municípios em todas as prefeituras brasileiras levaram a tais medidas.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário