A 31º Exposição Agropecuária de Picos foi encerrada ontem (domingo) consolidando-se como um dos maiores eventos do segmento no interior do Piauí. A exposição é uma realização da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) emparceria com outros órgãos a exemplo do Emater, Banco do Nordeste, Prefeitura Municipal de Picos e Associação dos Criadores da Macrorregião de Picos.
Em discurso o prefeito Gil Marques de Medeiros cobrou mais incentivos de órgão estaduais para com a produção agrícola, especialmente no interior do estado. "O governo e seus órgãos precisam incentivar mais eventos como esse. Esta aqui, por exemplo, quem esta organizando somos nós e o José Barros".
Durante os dias de feira, o parque de exposições recebeu uma grande quantidade de visitantes, além de criadores que levaram animais para exposição. A estimativa é que cerca de 700 animais passaram pelo evento entre bovinos, ovinos e caprinos. A programação da feira foi variada, contando com palestras, cursos além da parte social como os shows.
Campeonato do Leite
Um campeonato diferente movimentou o Parque de Exposições José de Moura Monteiro neste final de semana. Por ocasião da realização da XXXI Exposição Agropecuária de Picos pecuaristas realizaram uma disputa acirrada, envolvendo vacas leiteiras. O páreo foi difícil, mas nada que pudesse tirar a invencibilidade de Princesa, uma vaca de grande porte, tão grande que de uma vez só conseguiu produzir 70 litros de leite e liderar a competição.
A prova foi disputada em um dos pavilhões do parque agropecuário e atraiu muitos curiosos. Criadores, pecuristas e agropecuaristas acompanharam a disputa, além de autoridades locais, como o prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano, que premiou os ordenhadores de Princesa com um banho de leite.
O prefeito Gil disse ainda que o evento vem reforçar o potencial doagronegócio de Picos e região. Destacou que tem como objetivos, fortalecer no município a cultura de diversos produtos, como a produção de frutas e hortaliças utilizando processos de cultura irrigada de alta tecnologia.
"Nós entendemos que temos potencial e assim, vamos tornar Picos auto-suficiente em produção dessas culturas para que não tenhamos mais que depender de outras regiões. Vamos poder nos auto-abastecer e abastecer as nossas cidades vizinhas", concluiu Gil.
picos.pi.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário