segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

PICOS HOJE 05/01/09

Governo divulga números sobre atendimento em hospitais do interior
Dados confrontam o prefeito Sílvio Mendes sobre número de pacientes de fora no HUT.

O Governo do Estado divulgou nota à imprensa com dados sobre o atendimento da rede hospitalar no interior. Os números confrontam as declarações do prefeito Sílvio Mendes e de diretores do Hospital de Urgência de Teresina - HUT - sobre a quantidade de pacientes de outros municípios no Pronto Socorro. Se a Prefeitura reclama que mais da metade dos atendidos não é da capital, o Estado diz que está fazendo a sua parte.
 
 
"É inquestionável que o aumento da resolutividade desses hospitais regionais, a separação das cirurgias eletivas das de emergência (antes os dois tipos eram feitas pelo HGV e agora o HUT  é o responsável pelas emergências); o aumento da capacidade do Hospital da PM de realizar cirurgias eletivas; o atendimento na UTI de Parnaíba e semi-UTIs de Floriano e Picos (esta última começa a funcionar este mês de janeiro); além da nomeação de concursados, elevação do teto financeiro dos hospitais (obtido junto ao governo federal), reforma e equipamento dos hospitais estaduais e de mais de 100 municipais, fez com que o atendimento hospitalar em todo o Estado apresente uma melhora significativa", disse o Governo, em material enviado pela sua coordenadoria de Comunicação.
 
De acordo com o Governo, as transferências do Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, para Teresina são prova de que houve redução no envio de pacientes para a capital. Em 2008, foram 104 mil atendimentos no litoral, e 124 transferidos para Teresina, média de 10,3 pacientes por mês. Desde que o HUT foi aberto, o novo hospital recebeu 61 pacientes de Parnaíba. Além disso, em 2008, foram 141 pacientes transferidos do Hospital Tibério Nunes, em Floriano, e 29 mil atendimentos de urgência de agosto a dezembro de 2008. De Picos, no mesmo período, o HUT recebeu 125 pacientes.
 
"O Governo do Estado concorda que é preciso reduzir a sobrecarga do HUT através do melhor funcionamento da rede, inclusive dos hospitais de bairro de Teresina. Está claro que a crescente demanda que aflige o HUT hoje é a mesma que superlotava até agosto/2008 o Pronto Socorro do HGV: traumatologia (neuro e ortopedia), causada especialmente por acidentes de trânsito, o que indica a necessidade de ações não somente na área de Saúde, mas em várias outras que colaborem para a redução das causas desses acidentes", acrescenta a nota.
 
O material enviado à imprensa ainda ressalta que até agosto de 2008 toda a demanda era atendida pelo Hospital Getúlio Vargas, "embora não fosse esta sua função", e lembra que o HUT tem capacidade de atendimento três vezes maior que a do antigo pronto socorro.
 

Nenhum comentário: