O ensino tecnológico já está sendo uma realidade em várias escolas públicas do Piauí
O ensino profissionalizante e tecnológico em várias especialidades e áreas é uma realidade na escola pública do Estado com a distribuição de cursos em todas as Gerências Regionais de Educação na capital e no interior. Algumas dessas escolas começam a oferecer a oportunidade de o estudante permanecer o dia inteiro na escola em regime de tempo integral.
A Unidade de Educação Tecnológica e Profissional, da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), através da Coordenação de Gestão e Projetos, elaborou uma planilha em que constam todos os cursos ofertados em diversos regimes e ainda as escolas em que serão aplicados beneficiando municipios de todas as regiões do Estado.
Essa modalidade de ensino começa a ser praticada a partir deste ano em escolas de Teresina com cursos nas áreas de Edificações e Mecânica de automóvel na E. T. E. Governador Dirceu Arcoverde; Enfermagem, Agente Comunitário em Saúde, Manutenção e Suporte em Informática e Informática, em Campo Maior na Unidade Escolar Borges Castelo Branco.
Em Regeneração, no regime de tempo integral são oferecidos os cursos de Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde e Informática, na Unidade Escolar Aurora B. de Oliveira. Além desses, são oferecidos na mesma cidade em horário normal os cursos de Agropecuária e Agroindústria.
Segundo a professora Teresa Gorette, todas as 18 Gerências Regionais de Educação têm cursos nas áreas tecnológicas e profissionais para atender aos alunos em sistema integrado, subsequente e com alternância quando o aluno recebe aulas durante uma quinzena e folga outra.
Esse regime é aplicado nas escolas de ensino agropecuário (escolas agrícolas). Os cursos são aplicados nas seguintes áreas: Enfermagem, Análises Clínicas, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Hospedagem, Contabilidade, Comércio, Enfermagem, Análises Clínicas, Agente Comunitário em Saúde, Meio Ambiente, Agropecuária, Agroindústria, Redes de Computadores, Nutrição, Dietética e Higiene Dental.
Além de Teresina, Campo Maior e Regeneração, terão cursos em regime de tempo integral os estudantes dos municípios de Parnaíba, Cocal, Barras, Piripiri, Pedro II, Piracuruca, São Miguel do Tapuio, Valença, Oeiras, Picos, Colônia do Gurguéia, Floriano, Uruçui, Bertolínia, São João do Piauí, Simplíco Mendes, São Raimundo Nonato, Corrente, Fronteiras, Paulistana, José de Freitas e União.
Nenhum comentário:
Postar um comentário