sexta-feira, 27 de março de 2009

Prefeito Gil é homenageado pelo SEST/SENAT



A comenda é um agradecimento à parceria pelo projeto Despoluir.

Da Redação
 

Em palestra comemorativa pela passagem do Dia Mundial da Água, o SEST/SENAT unidade de Picos, promoveu na noite da última quarta-feira (26) a entrega do troféu “Amigo do Meio Ambiente”. A comenda é um agradecimento à parceria realizada entre a entidade e a Prefeitura Municipal de Picos, que juntas mantém em atividade o projeto Despoluir.

 

A homenagem foi entregue ao secretário municipal de meio ambiente, Francisco Evêncio Sobrinho e ao prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, pelo envolvimento no projeto, além de ajudarem a fomentar ações que contribuam para um meio-ambiente com menos agressões.

 


A palestra educativa mostrou a importância quanto a preservação e manutenção dos recursos hídricos. No evento foi levantada a questão do Rio Guaribas, que no passado foi tido como importante fonte de irrigação para a agricultura, mas que hoje padece por conta da poluição.

 

Sobre sua preocupação com o meio-ambiente, o prefeito Gil Marques de Medeiros, disse que uma das ações mais urgentes de sua gestão foi manter a cidade limpa e arborizada respeitando o meio ambiente, mas lamentou o fato de não dispor de muitos recursos para dar melhores condições ao Rio Guaribas.

 

“É triste a gente ver essa quantidade de esgoto caindo no Rio Guaribas, é um problema que a gente não sabe como resolver, pois não temos recursos para isso. Se tivéssemos como, eu não ia deixar esgoto correr nesse rio”, lamentou o gestor.

 

Iniciativas como a do projeto Despoluir, lançado há dois anos tem a proposta de trabalhar junto a empresas que exploram a atividade automotora procedimentos que evitem a emissão de gases poluentes na atmosfera. Para isso, os veículos são periodicamente analisados, tendo seus índices de poluentes aferidos. A diminuição destes na atmosfera traz diversos benefícios, entre eles o combate ao aquecimento global.

 

As empresas que se destacam na redução destes malefícios são premiadas no mês de junho, atualmente 17 delas estão inscritas no projeto. (R.N)

Nenhum comentário: