Publicado em 04.03.2009 - 14:24:19
Mangabeira Unger visitou projetos de mel e caju.
Imagem: Ronaldo Borges | |
Mangabeira Unger visitou projetos de mel e caju. | |
Da Redação
Renan Nunes
renannunes@riachaonet.com.br
O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Roberto Mangabeira Unger desembarcou em Picos por volta 9h30 desta quarta-feira (04). Acompanhado por uma comitiva formada por integrantes de ministérios federais, parlamentares, órgãos como Embrapa, Fundação Banco do Brasil, Caixa Federal, CNI, IPEA, SUDENE, Codevasf e Sebrae, o ministro excursiona pela região nordeste apresentando idéias de desenvolvimento para a região.
No Piauí, a primeira parada no município de Picos foi acompanhada pelo governador Wellington Dias. Ministro, governador e extensa comitiva chegaram a cidade para uma visita de pouco mais de duas horas, foram necessárias seis aeronaves da Força Área Brasileira (FAB) para transportar o grupo.
A recepção no aeroporto local ficou por conta de correligionários e representantes do poder público local. Ainda lá, Mangabeira Unger recebeu a imprensa e explicou os seus projetos voltados para a criação de um novo modelo de desenvolvimento para o país, tendo como ponto de partida a realidade sócio-econômica regional.
Conhecido por ser um ministro de atitudes socialistas, Unger explora iniciativas regionais como alternativas de desenvolvimento a serem aplicadas em todo o Brasil. Na região nordeste não tem sido diferente, tendo em vista que o ministro esta percorrendo vários estados em busca modelos sociais e empreendimentos “emergentes” que estão dando uma nova cara à economia brasileira, porém na maioria das vezes ainda são desconhecidas do resto do país.
Segundo o ministro é preciso construir um novo modelo capaz de enxergar na região um novo terreno, baseado em “oportunidades econômicas e educativas” que gerem um novo plano de desenvolvimento nacional. A afirmação de Unger é uma clara referencia a projetos sociais desenvolvidos na região e que priorizam ações auto-sustentáveis como, por exemplo, a de transferência de renda e o cooperativismo o que na região de Picos é amplamente praticado através de projetos que fomentam a cultura do mel e do caju.
“O nordeste fervilha hoje de ações empreendedoras e culturais, faltam por aí, ainda uma grande concepção orientadora”, afirmou Unger destacando ainda a participação dos gestores públicos dos nove estados nordestinos e uma maior divulgação do que acontece na região para as demais do país.
Para o governador Wellington Dias a visita de Mangabeira Unger reforça a idéia de tornar públicos projetos de sucesso regional a todo o resto do Brasil. “Eu acredito neste projeto no qual o poder público tem um papel importante e ele fazendo a sua parte, eu acho que nós temos maior possibilidade de dar oportunidades a quem mais precisa”, disse.
Do aeroporto, a comitiva seguiu para a Central de Cooperativas de Cajucultores do Piauí (Cocajupi) em seguida, a visita passou pela Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Arido Brasileiro (Casa Apis) e pelo Centro Tecnológico do Mel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário