terça-feira, 31 de março de 2009

Policlínica e novo hospital serão integrados


Da Redação RIACHÃO NET

A capacidade do novo hospital será de até 280 leitos.

A cidade de Picos ganhará novo hospital será equipado com clínica médica, UTI neonatal com 6 centros cirúrgicos e 280 leitos que o consolidará como o mais moderno hospital do interior do Piauí. Os recursos para construção daquele empreendimento de saúde são oriundos do governo estadual e da prefeitura através convênio.

Segundo o médico Pascoal Gomes, responsável pelo setor de projetos da Secretaria Municipal de Saúde de Picos o novo hospital será acoplado à policlínica possibilitando atendimento digno ao povo, da região e até de outros estados que se deslocarão para o novo hospital e para fazer exames de alta complexidade na cidade de Picos, além de desafogar o Hospital Regional Justino Luz que deverá receber só casos de urgência e emergência.

“Nós teremos o hospital mais moderno do Estado do Piauí, com capacidade para atender a população da grande região de Picos e até de outros estados que necessite de atendimento médico, o que tornará a cidade num grande centro de referência na saúde, oferecendo hospital completo e uma policlínica de alta complexidade”, disse Pascoal Gomes.

O prefeito de Picos, Gil Paraibano disse que Picos e macrorregião estão precisando de um hospital no porte desse que vai ser construído porque existe uma demanda populacional de cerca de 500 mil pessoas que depende dos serviços de saúde da cidade de Picos e com a construção desse hospital e da policlínica atrairá também pacientes de do Estado do Ceará e do Pernambuco que procurarão os serviços de saúde na cidade de Picos.

“Pela localização estratégica de Picos, esse hospital será uma das mais importantes obras na área da saúde. Olhe esse hospital vai acabar com o trânsito de ambulâncias vindas dos municípios da macrorregião para a capital do Estado, pois quando o hospital estiver funcionando as ambulâncias se deslocaram para a cidade de Picos, evitando os riscos da estrada para a capital e também diminuirá sofrimento da viagem, pois de Picos para Teresina são 306 quilômetros, enquanto desses municípios da região para Picos  são em média 70 quilômetros, o que diminuirá os riscos de acidentes e o sofrimento no transporte de doentes para serem atendidos na capital do Estado”, disse Gil.

POLICLÍNICA DE PICOS

O projeto de construção da Policlínica Especializada de Picos partiu da ex-Secretária de Saúde de Picos, Tazmânia “Belê” de Oliveira, que nessas primeiras articulações com os parceiros da ProBrasil, percebeu a necessidade e defendeu a idéia de se criar um estabelecimento público de saúde que oferecesse serviços de diagnóstico de alta e média complexidade (tomografia, mamografia, raio-x, etc). A construção da Policlínica vai ao encontro dos anseios da população local, pois os problemas de saúde pública são um dos maiores obstáculo para o desenvolvimento socioeconômico da macrorregião de Picos.

Grande entusiasta do projeto, o Prefeito de Picos, Sr. Gil Marques de Medeiros, doou, como contra-partida, para a Associação ProBrasil um terreno com área de 3.600,00 m2 para a construção da Policlínica e ainda aprovou convênio para contratação de dois consultores nas áreas de Administração/Gestão Hospitalar e de Construção Civil e Certificação Hospitalar para perfeito o andamento do projeto.

No dia 23/10/2008 foi dado o pontapé inicial para a construção da Policlínica de Picos. estiveram presentes na solenidade de Lançamento da Pedra Fundamental da Policlínica Especializada de Picos/PEP, autoridades das instâncias Estadual e Municipal, representantes da Associação ProBrasil e da comunidade em geral.

A ex-Secretária de Saúde de Picos, Tazmânia "Belê" Oliveira, tida como a mãe do projeto, resumiu todo o processo do projeto da Policlínica, desde a concepção do mesmo, como apenas uma ampliação no atendimento às pessoas com hanseníase, até os últimos dias, quando deliberaram sobre a interligação da Policlínica com o Centro Integral de Referência Médica de Picos.

As obras da Policlínica iniciaram no começo do mês de Novembro e seguem dentro prazo estabelecido. A construtora responsável pela obra, SMART Engenharia vem trabalhando arduamente há pouco mais de 04 meses no empreendimento que tem uma área total de construção de 1.169,50 m3. A construção do Centro Integral de Referência Médica de Picos, da SESAPI, bem como interligação com a Policlínica Especializada de Picos, está prevista para o segundo semestre do corrente ano.

Nenhum comentário: