Publicado em 23.04.2009 - 13:35:58
Chuvas se intensificaram em Picos e na região.
O nível do Rio Guaribas subiu pelo menos três metros acima do normal nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (23). A elevação das águas é uma conseqüência das chuvas que ocorreram nos últimos dias nos afluentes e cabeceiras do rio, até ontem, o nível mantinha-se normal, mas subiu repentinamente. O Rio Guaribas corta boa parte do trecho urbano do município de Picos, em suas encostas, por exemplo, no trecho a altura do bairro Boa Sorte o volume de água já encostou no muro de algumas residências.
A força da correnteza chamou a atenção de muita gente. Nas duas pontes sobre o rio, foi grande a quantidade de curiosos que observavam a movimentação das águas. Até mesmo a prainha sentiu os efeitos da elevação do rio, barracas e quiosques foram inundadas, para evitar perdas, todos os objetivos estão sendo retirados das barracas. No centro poliesportivo as atividades estão paralisadas em virtude da velocidade em que o nível do Guaribas vem subindo.
O prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros disse a Cidade Modelo FM que apesar do alto nível do rio, o momento não é para pânico. Gil lembrou que todo o trabalho preventivo feito no leito do rio foi no sentido de evitar que as cheias do rio prejudiquem a população, mas caso ocorrem emergência, o poder público vai estar atento para dar assistência a quem precisar.
O coordenador da Prainha, João Almondes também informou a emissora que o nível do rio vem subindo rapidamente, e quem já tem noticia de que em bairros como Junco, já há residências prejudicas pela cheia e que uma possibilidade de enchente não deve ser descartada.
Também em entrevista a Cidade Modelo FM, o coordenador do Centro de Metrologia Eugênio Lopes que a chuva da última madrugada em Picos durou seis horas consecutivas e marcou
“Nós não descartamos uma nova chuva com essa intensidade, até já informamos que as chuvas de março foram de intensidade fraca a moderada mas para abril, deveriam vir as chuvas para o suprimento dos reservatórios dágua”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário