quinta-feira, 23 de abril de 2009

PICOS HOJE 23/04/09

Nível do rio Guaribas sobe em Picos
Publicado em 23.04.2009 - 13:35:58

DO RIACHÃO NET
Chuvas se intensificaram em Picos e na região.

O nível do Rio Guaribas subiu pelo menos três metros acima do normal nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (23). A elevação das águas é uma conseqüência das chuvas que ocorreram nos últimos dias nos afluentes e cabeceiras do rio, até ontem, o nível mantinha-se normal, mas subiu repentinamente. O Rio Guaribas corta boa parte do trecho urbano do município de Picos, em suas encostas, por exemplo, no trecho a altura do bairro Boa Sorte o volume de água já encostou no muro de algumas residências.

 

A força da correnteza chamou a atenção de muita gente. Nas duas pontes sobre o rio, foi grande a quantidade de curiosos que observavam a movimentação das águas. Até mesmo a prainha sentiu os efeitos da elevação do rio, barracas e quiosques foram inundadas, para evitar perdas, todos os objetivos estão sendo retirados das barracas. No centro poliesportivo as atividades estão paralisadas em virtude da velocidade em que o nível do Guaribas vem subindo.

 

O prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros disse a Cidade Modelo FM que apesar do alto nível do rio, o momento não é para pânico. Gil lembrou que todo o trabalho preventivo feito no leito do rio foi no sentido de evitar que as cheias do rio prejudiquem a população, mas caso ocorrem emergência, o poder público vai estar atento para dar assistência a quem precisar.

 

O coordenador da Prainha, João Almondes também informou a emissora que o nível do rio vem subindo rapidamente, e quem já tem noticia de que em bairros como Junco, já há residências prejudicas pela cheia e que uma possibilidade de enchente não deve ser descartada.

 

Também em entrevista a Cidade Modelo FM, o coordenador do Centro de Metrologia Eugênio Lopes que a chuva da última madrugada em Picos durou seis horas consecutivas e marcou 48 milímetros de precipitação, sendo a maior chuva registrada já este ano no município. O coordenador ainda informou que uma chuva com essa quantidade não é suficiente para causar grandes alagamentos, mas em virtude da própria geografia local, danos podem acontecer.

 

“Nós não descartamos uma nova chuva com essa intensidade, até já informamos que as chuvas de março foram de intensidade fraca a moderada mas para abril, deveriam vir as chuvas para o suprimento dos reservatórios dágua”, disse.

Nenhum comentário: