Campo Grande ganha acervo para montar Biblioteca Pública
A biblioteca conta com cerca de dois mil e trezentos livros
Da Redação: Evandro Alberto
O município de Campo Grande do Piauí recebeu acervo de mais de 2 mil livros e assessórios para a biblioteca pública daquele município que será inaugurada em breve. A biblioteca foi solicitada em 2005 e em 2007 foi assinado o convênio com a fundação biblioteca nacional, através do programa “Livro Aberto”, do Ministério da Cultura.
Antes de começar o atendimento à comunidade, os funcionários da biblioteca (cedidos pelo município) serão capacitados recebendo instruções de atendimento ao público, atendimento bibliotecário, cadastro e registro de livros, além de procedimentos técnicos feitos dentro do ambiente da instituição. A capacitação também atende ao propósito de incentivar a leitura no município de Campo Grande do Piauí.
Com a chegada do acervo da biblioteca pública ao município se desenrolará outro processo que inclui desde a posse do prédio no município que atenda as exigências do sistema da biblioteca nacional. Ou seja, a biblioteca não pode funcionar dentro de uma escola, mas sim em prédio especifico e identificado para tais atribuições. Essas exigências estão cuidadosamente acompanhadas pela secretária de educação do município, Ana Zilda por determinação do prefeito João Batista de Oliveira (Baiá-PTB).
A secretária municipal de Educação, Ana Zilda de Jesus Oliveira afirmou que o município está se articulando para cumprir todas as exigências do sistema nacional, pois esse benefício estava sendo aguardado com ansiedade, principalmente porque disponibilizará um acervo rico que servirá para incentivar o gosta pela leitura e para contribuição com a formação dos estudantes e da própria comunidade que poderá fazer pesquisas se utilizando do acervo de 2 mil livros.
Quanto ao acervo que estará à disposição do público é composto de títulos escolhidos por uma equipe de técnicos da Biblioteca Nacional. Eles obedecem a uma política literária que incluiu livros temáticos sobre educação infantil, literatura brasileira, estrangeira, infanto-juvenil entre outros. Os títulos são complementados com edições de dicionários, enciclopédias, Atlas e outros com tópicos de informática e ciências modernas.
Ana Zilda |
“Graças a Deus o material da biblioteca pública de Campo Grande do Piauí chegou. Ela é composta de 2 mil livros e do mobiliário como equipamentos de informática, áudio e vídeo. Um programa de computador para catalogar os livros, pois estes fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional. Vamos agora providenciar a instalação da mesma para que ela possa atender os anseios de leitura de nossa população que contará com livros modernos abordando várias temáticas”, disse Ana Zilda.
O prefeito Baiá destacou a importância da biblioteca municipal para o povo de Campo Grande do Piauí afirmando que a aquisição de livros do porte dos que chegaram para a biblioteca pública do município representa um grande avanço, pois facilitará a leitura e a aquisição de conhecimentos por parte dos estudantes e da própria população que contará com uma biblioteca moderna e um acervo rico em livros atualizados.
Prefeito Baiá |
“Esse projeto de biblioteca é uma grande obra do Ministério da Cultura através do programa “livro aberto “que servirá para enriquecer os conhecimentos de nossa população. Nós estamos felizes com a chegada dos livros e dos assessórios para a montagem dessa biblioteca pública, pois a educação, a cultura também são prioridades de nossa gestão que trabalha em prol da população”, disse Baiá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário