segunda-feira, 4 de maio de 2009

Com orçamento milionário, Frank Aguiar inicia seu longa-metragem


O longa-metragem Os Sonhos de Um Sonhador, dirigido por Caco Milano, que contará a história do Frank Aguiar, já começou a ser rodado no Piauí, terra do cantor.

Com locações que vão do Piauí ao Grande ABC e um orçamento estimado em R$ 4,5 milhões, o filme contará, de forma otimista, a trajetória do ‘cãozinho dos teclados' que, além de artista renomado, hoje é deputado federal (licenciado) e vice-prefeito de São Bernardo do Campo.

“Tivemos uma verba aprovada pela ANCINE de R$ 4,5 milhões, mas já faz algum tempo que decidimos não utilizar essa verba incentivada ou de editais de fomento, buscamos tudo na iniciativa privada, vendendo cotas de participação do filme e vendendo espaços de merchandising. Portanto, essa verba não está mais gerindo o filme”, revela o diretor Caco Milano, a O Fuxico.

Segundo o diretor, a ideia para o longa surgiu de uma temporada que ele passou na Itália, onde conheceu um tipo de cinema que tem a função educacional e se baseia em figuras históricas ou que possam servir de exemplo para a sociedade.

"Tivemos a ideia de implantar, aqui no Brasil, um sistema de filmes que é bastante utilizado nos EUA e na Europa. Trata-se de utilizar cinema como ferramenta social, para motivar o patriotismo e a autoestima, formatando ícones que sirvam de exemplo social. Dessa forma, fomos buscar uma pessoa que tivesse saído do povo e vencido na vida. Começamos a pesquisar quem e esbarramos na história do Frank. Achamos fantástica e, assim, fomos em busca da autorização para fazê-la", conta.

Já com a ideia na cabeça, Caco Milano procurou o cantor e os dois logo se entenderam. “Todo artista tem esse desejo, e eu almejava contar minha história no cinema. Os diretores gostaram da minha trajetória, e juntou a fome com a vontade de comer”, conta Frank Aguiar.

A pré-produção do filme já foi feita, os lugares marcantes na vida de Frank, no Piauí, também foram filmados. No final deste mês, Frank faz então sua estreia como ator, participando das filmagens.

“As filmagens começaram em março, em Picos, Itainópolis e depois alguns lugares maravilhosos que conheci no estado do Piauí, como: 7 Cidades, Serra da Capivara, São Raimundo Nonato, Oeiras, Delta do Parnaíba, entre outros. Nesta fase, será um misto de atores consagrados como Neusa Borges, Daniel Zetel, Milton Guedes, Leandro Leahrt e atores locais”, revela o diretor.

São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde o artista vive desde a década de 1990 e hoje exerce o cargo de vice-prefeito, também ganhará destaque, de duas formas: uma, porque o cantor tem um carinho especial pela região e outra, porque Gustavo Leão, que interpretara Frank em sua fase jovem, nasceu lá.

“O Gustavo é muito simpático e está bem entusiasmado com o filme. Não tem a prática de fazer cinema, e era exatamente assim que eu queria. No último fim de semana, ele almoçou em casa, passou a tarde todo conversando comigo e contei toda minha história. Teve hora que ele até se emocionou porque, assim como eu, lutou muito para chegar onde está. E o legal, também, é que ele nasceu em São Bernardo, a cidade a qual estou vice-prefeito agora”, conta Frank, que está fazendo o curso de interpretação, para ter um melhor desempenho.

“Segundo meu professor, não terei problemas para fazer o papel, já que é minha história. Eu conheço todo o texto. Tanto que sempre o estou mudando, porque lembro de mais coisas”, explica.

O cantor revela que está ansioso para ver o resultado do trabalho e acompanha de pertinho cada detalhe.

“Estou acompanhando de perto, é uma realização, uma vitória, uma conquista. Acho que Deus foi muito generoso comigo, toda dificuldade que passei, nunca quis desistir, e não perdi a esperança. Acho que precisamos estar sempre motivados e o filme fala exatamente disso. Acho que, com o Sonhos de Um Sonhador, farei um trabalho que vai além de ser uma obra cultural, porque também prestarei serviço para uma obra social”, finaliza.

Nenhum comentário: