terça-feira, 26 de maio de 2009

Piauí quer reduzir mortalidade infantil em 5%


Estado, Governo Federal e 24 municípios piauienses firmaram pacto para reduzir a mortalidade de crianças menores de um ano de idade no mínimo em 5%, em solenidade no Palácio de Karnak, com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Na ocasião, o ministro anunciou recursos da ordem de R$ 8,3 milhões para serem aplicados no programa até o fim do ano. 

 

O programa do Governo Federal objetiva reduzir as desigualdades regionais nos estados da Amazônia Legal e do Nordeste. Além dos recursos, Temporão anunciou a ampliação, no Piauí, de cinco para 58 núcleos de Apoio à Saúde da Família, ampliação dos leitos de unidade de terapia intensiva de 14 para 36 leitos, e ampliação de leitos de unidades de cuidados intermediários neonatais de 45 para 99 leitos.

 

Os 24 municípios piauienses beneficiados são Piripiri, Teresina, Parnaíba, Picos, Barras, Esperantina, Miguel Alves, Pedro II, União, Altos, Piracuruca, Bom Jesus, José de Freitas, Cocal, Castelo do Piauí, Batalha, Luzilândia, Floriano, Corrente, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Valença do Piauí, Oeiras e Paulistana.

 

A ONU recomenda que até 2015 o país chegue a 14,4 óbitos por cada mil nascidos vivos. Hoje, o índice, medido em 2007, é de 19,3 óbitos. No Nordeste, a taxa é de 27,2 mortes, enquanto que o Piauí registra menos, 24,2.

 

Para o secretário estadual da Saúde, Assis Carvalho, a meta de redução proposta, de 5%, é viável, desde que os prefeitos trabalhem juntos com o Estado e o Governo Federal. Já o governador Wellington Dias ressaltou os avanços que o Piauí obteve na área de saúde básica, permitindo reduzir a taxa de mortalidade infantil a índices inferiores aos do Nordeste.

Nenhum comentário: