quinta-feira, 14 de maio de 2009

Cultura do cajú na região de Picos recebe mais investimentos


A Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural (CCPR), através do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), já investiu mais de R$ 2,5 milhões na cadeia produtiva do caju somente em 2009. O projeto foi concebido a partir da distribuição de mudas de caju anão precoce para agricultores familiares em 21 municípios, sobretudo naquelas comunidades onde já existe a cultura do caju.

Segundo o coordenador geral do PCPR, Fernando Danda, o projeto atingiu mais de 1.600 famílias diretamente com a distribuição de 1,4 milhão de mudas de caju anão precoce com alta qualidade e certificação da Associação Piauiense de Produtores de Sementes e Mudas (APSEM) e registro junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário.

As mudas foram distribuídas pelo PCPR diretamente para as associações de pequenos produtores de caju, a grande maioria na região de Picos, onde a cajucultura é uma das principais atividades agrícolas.

"A distribuição das mudas foi acompanhada pela Codevasf e Emater e beneficiou, preferencialmente, áreas de assentamentos e pequenos produtores. Para evitar o uso político dos projetos as mudas foram entregues diretamente nas associações e imediatamente repassadas para o agricultor familiar, tudo registrado em relatório e fotografias e com georeferenciamento", destaca Fernando Danda.

O prefeito de Pio IX, Raimundo Nonato do Nascimento, relata que a distribuição das mudas do caju anão precoce, sobretudo, nos assentamentos, causou um grande impacto positivo. "Primeiro, porque devido a alta qualidade das mudas praticamente não houve perdas e segundo, porque despertou nos pequenos agricultores o desejo de agregar valor ao produto, aumentando assim a renda."

"Têm áreas de assentamento que a produção pode aumentar em mais de 50% e por isso já estamos buscando apoio junto ao Governo do Estado para instalação de uma indústria de beneficiamento do caju em Pio IX para fortalecer mais ainda esta cadeia produtiva que agora recebeu este grande incentivo do PCPR", pontua Raimundo Nonato.

Foram beneficiados com a distribuição de mudas de caju os municípios de Aroeira do Itaim, Belém do Piauí, Campo Grande, Dom Expedito Lopes, Francisco Santos, Geminiano, Itainópolis, Jaicós, Paquetá, Pio IX, São Luís, São José, Santo Antônio do Lisboa, Piripiri, São Raimundo Nonato, Canto do Buriti, Piracuruca, Domingos Mourão, Pedro II, Capitão de Campos, Milton Brandão e Lagoa do São Francisco.

Nenhum comentário: